FOLHA DE SÃO PAULO
Uma "chuva sólida", fabricada nos mesmos moldes das fraldas descartáveis de bebês, é a nova tecnologia para ser aplicada na agricultura durante períodos de seca.A invenção do engenheiro mexicano Sergio Rico, do Instituto Nacional de Politécnica, usa o poliacrilato de sódio. A substância é capaz de concentrar grandes quantidades de água em forma de gel.
Henry Romero/Reuters | ||
O gel que absorve a água da chuva é enterrado nas raízes das plantas para mantê-las úmidas |
O bloco de gel é colocado perto da raiz do vegetal para que possa absorver a água das chuvas. Cada quilo de chuva sólida armazena litros de água. Detalhe: a vida útil do produto é longa, variando entre oito a dez anos.
A equipe de Rico já testou a chuva sólida em pés de milho e obteve uma colheita bem superior ao método tradicional utilizado para aguar a área plantada.
Fantástico!
ResponderExcluir..........Como fazer para este produto chegar aos produtores rurais? tenho a minha disposição uma fábrica brasileira (so importa o diodo) com os demais materias nacionais, a iluminação a led que substitui o sol para a produtividade de q/quer planta, inclusive tempo maior de alimentação de frangos (mais luz mais tempo de alimentação menor tempo de produção) agora com a "descoberta" da reserva de água........não há mais como temer a falta de alimentos, onde consigo mais informações a respeito deste artigo? GRATA IRENE